O QUE EU DEVO SABER ANTES DE FAZER MEU PEDIDO?
Em Catanduva existem dois cartórios de Registro de Imóveis e Anexos, sendo que cada um deles abrange uma parte da cidade, conforme divisão territorial demonstrada aqui: Acesse aqui
Se o seu imóvel está dentro da área do 1º Registro de Imóveis e Anexos de Catanduva , prossiga com a leitura porque você está no lugar certo.
Por outro lado, se o seu imóvel está dentro da área do 2º Registro de Imóveis e Anexos de Catanduva , você deverá fazer contato diretamente com o cartório respectivo, cujos dados você encontra aqui: Acesse aqui
PARA PEDIR CERTIDÃO DIGITAL SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO
O QUE É UMA CERTIDÃO DIGITAL? A Certidão Digital é a certidão de matrícula do imóvel expedida em formato eletrônico. Ela possui fé pública e validade jurídica apenas se mantida em formato digital. O documento poderá ser utilizado para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral.
QUAL A VANTAGEM DA CERTIDÃO DIGITAL? A principal vantagem da certidão digital é que, se for solicitada durante o horário de expediente (das 9h às 16h) , com a indicação precisa do número da matrícula (Livro 2) ou do registro lavrado no Livro 3, ela será emitida e disponibilizada dentro de, no máximo, duas horas, e ficará disponível para download pelo prazo mínimo de trinta dias.
COMO POSSO PEDIR UMA CERTIDÃO DIGITAL? Todas as informações você encontra aqui: Acesse aqui
PARA PEDIR CERTIDÃO EM PAPEL , SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO
COMO ELA É FEITA? A certidão em papel será impressa, assinada e entregue no endereço que você desejar ou pessoalmente no próprio cartório.
O CARTÓRIO PODE ME ENVIAR IMAGEM OU FOTO DA CERTIDÃO POR E-MAIL OU WHATSAPP? Não, isso não é possível.
O QUE EU DEVO FAZER PARA PEDIR UMA CERTIDÃO EM PAPEL? Compareça pessoalmente ao cartório ou então envie-nos um e-mail ( contato@primeiroregistrocatanduva.com.br ) , observando-se o seguinte :
1 - O e-mail deverá conter todos os detalhes do seu pedido (Deseja certidão de matrícula? Qual o número da matrícula? Qual é o endereço do imóvel, inclusive o bairro? Qual o número da quadra e do lote? Qual o nome do possível proprietário? Deseja certidão de transcrição? Qual o número e o livro da transcrição? Quer certidão de documento arquivado? Diga-nos qual é o documento). É importante considerar que, quanto mais dados você nos fornecer relativamete ao pedido, a certidão será feita mais rapidamente.
2 - Deverá ser enviado por e-mail o comprovante de pagamento conforme dados bancários e valores abaixo referidos (considerando o valor da CERTIDÃO e também do SEDEX, se for o caso) . As postagens serão feitas, em regra, por sedex comum - se desejar o recebimento por sedex 10 é necessário que seu pedido seja expresso quanto a isso (observando, ainda, o valor diferenciado do sedex 10, conforme abaixo) .
3 - O e-mail deverá conter seu endereço completo para que possamos enviar o documento (pelos correios) no endereço correto. Se a intenção for retirar a certidão pessoalmente no cartório, dê-nos o nome completo da pessoa que fará a retirada .
4 - O e-mail deverá conter, também, o CPF ou o CNPJ do solicitante , para fins de elaboração de protocolo.
QUANTO VOU TER QUE PAGAR? Você vai pagar o valor da CERTIDÃO e também o valor do SEDEX (se desejar o recebimento em seu endereço).
Cada certidão de matrícula ou transcrição custa R$ 58,98 . Assim, se você desejar duas ou mais certidões, basta fazer a multiplicação desse valor pela quantidade de certidões.
Valores do SEDEX: Abaixo você encontra o valor das despesas dos correios conforme a CIDADE e/ou ESTADO do endereço de destino. Esses valores compreendem uma postagem de até 300g (consequentemente, se o pedido envolver certidões com muitas páginas, o valor da postagem poderá sofrer alteração) .
SEDEX COMUM
A - CATANDUVA, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, BEBEDOURO, BARRETOS, ITÁPOLIS: R$ 22,67
B - SÃO PAULO E DEMAIS CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO: R$ 24,38
C - OUTROS ESTADOS - DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, MATO GROSSO DO SUL, GOIÁS, MINAS GERAIS, PARANÁ, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA: R$ 50,48
D - OUTROS ESTADOS - BAHIA, MATO GROSSO: R$ 62,81
E - OUTROS ESTADOS - CEARÁ, PARÁ, PERNAMBUCO, TOCANTINS: R$ 74,69
F - OUTROS ESTADOS - ALAGOAS, AMAPÁ, AMAZONAS, MARANHÃO, PARAÍBA, PIAUÍ, RIO GRANDE DO NORTE, RONDÔNIA, SERGIPE: R$ 84,77
G - ESTADOS: ACRE, RORAIMA: R$ 99,26
SEDEX 10
A - PARA CATANDUVA: R$ 33,85
B - PARA QUALQUER OUTRA CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: R$ 35,95
C - OUTROS ESTADOS - RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, PARANÁ: R$ 71,15
D - OUTROS ESTADOS - DISTRITO FEDERAL, MATO GROSSO DO SUL, RIO GRANDE DO SUL: R$ 92,85
COMO É FEITO O PAGAMENTO? Os pagamentos devem ser realizados previamente, com o envio do comprovante de depósito ou transferência diretamente para o e-mail do cartório ( contato@primeiroregistrocatanduva.com.br ) , conforme acima referido . Os dados bancários para o pagamento são estes: Favorecido: 1RITDPJ CATANDUVA, CNPJ 11.235.126/0001-61 (CHAVE PIX) , Banco do Brasil, Agência 0050-7, Conta 55.049-3.
QUAL É O PRAZO PARA FICAR PRONTA? Se a solicitação for feita por e-mail com o desejo de receber a certidão em seu endereço, o prazo para o envio da certidão é de até 5 dias após a confirmação do pagamento. Excepcionalmente, se você comparecer pessoalmente ao cartório e desde que se trate de imóvel matriculado (Livro 2) ou registro feito no Livro 3, a certidão fica pronta em poucos minutos.
PESQUISA DE BENS
O QUE É PESQUISA DE BENS? A pesquisa de bens é feita para localizar imóveis em nome de determinada pessoa ou então para localizar registros de imóveis (p.ex. número de matrícula) .
QUAIS OS DADOS QUE O CARTÓRIO PRECISA PARA FAZER A PESQUISA? Ela é feita, fundamentalmente, a partir dos seguintes dados, que devem ser por você fornecidos: nome completo do possível proprietário; número do CPF ou CNPJ do possível proprietário; endereço completo do imóvel . Quanto mais informações você nos der, maior será a chance de encontrarmos o que você precisa.
COMO DEVO FAZER O PEDIDO? Envie seu pedido por e-mail ( contato@primeiroregistrocatanduva.com.br ) , indicando todos os dados a ele relacionados (conforme acima destacado) , incluindo o comprovante de pagamento (conforme informações abaixo)
QUANTO VOU TER QUE PAGAR? O valor da pesquisa de bens é de R$ 5,87 . Esse valor é pago por cada nome ou cada endereço . Assim, se você desejar a pesquisa de bens relacionada a TRÊS PESSOAS (João, Pedro e Carlos) , o valor a ser pago será de R$ 17,61 (R$ 5,87 x 3) . O mesmo raciocínio é feito para a quantidade de imóveis.
COMO É FEITO O PAGAMENTO? Os pagamentos devem ser realizados previamente, com o envio do comprovante de depósito ou transferência diretamente para o e-mail do cartório ( contato@primeiroregistrocatanduva.com.br ) , de acordo com a explicação acima. Os dados bancários para o pagamento são estes: Favorecido: 1RITDPJ CATANDUVA, CNPJ 11.235.126/0001-61 (CHAVE PIX) , Banco do Brasil, Agência 0050-7, Conta 55.049-3.
QUAL É O PRAZO PARA FICAR PRONTA A PESQUISA? O prazo para a realização da pesquisa é de até 5 dias após a confirmação do pagamento.
COMO VOU RECEBER O RESULTADO DA PESQUISA? Até o quinto dia a contar do seu pedido, você receberá um e-mail do cartório com o resultado da pesquisa. Se tiver alguma dúvida, poderá responder o e-mail com a indagação que entender necessária ou fazer contato por diretamente por telefone (17-3531.7474) .
O CARTÓRIO VAI ME ENTREGAR ALGUMA CERTIDÃO DESSA PESQUISA? Não será entregue nenhuma certidão. Se desejar certidão, deverá ser feito pedido expecífico para isso, conforme acima explicado.
CERTIDÕES DE PESSOAS JURÍDICAS E TÍTULOS E DOCUMENTOS
O QUE É? É uma certidão que vai conter o inteiro teor ou apenas algumas partes (p.ex.: ata de assembleia, estatuto vigente) dos documentos registrados no cartório referentes a pessoas jurídicas (associações, sociedades simples, sindicatos, igrejas) ou títulos e documentos (notificações extrajudiciais).
COMO DEVO FAZER O PEDIDO? Envie seu pedido por e-mail ( contato@primeiroregistrocatanduva.com.br ) , indicando todos os dados a ele relacionados (número do registro, especificação do documento desejado, detalhes da certidão desejada, nome da pessoa jurídica) , fornecendo, ainda, os seus dados completos (p.ex.: nome completo, telefone, e-mail, endereço para remessa) . Assim que recebermos seu e-mail, daremos todas as instruções necessárias ao prosseguimento do pedido.
QUANTO VOU TER QUE PAGAR? Considerando que as certidões de Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos têm critérios distintos de cobrança (p.ex.: a depender do número de páginas) , o valor respectivo será a você informado por e-mail em até dois dias após o pedido .
QUAL O PRAZO PARA A CERTIDÃO FICAR PRONTA? O prazo para a remessa é de até 5 dias após a confirmação do pagamento.